CEJAF EM FOCO: SEJA BEM VINDO!




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quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quem sou?

O Colégio Estadual José Amâncio Filho - CEJAF



1.    Caracterização da escola


      Seu nome é “uma homenagem ao ilustre filho da terra que muito se destacou pela sua inteligência e talento para as artes da música e da poesia, servindo, portanto, de exemplo para os alunos, no que diz respeito à vasta obra que deixou como legado às gerações” (Projeto Político Pedagógico/2008 – pág.5).
     O CEJAF, como assim é chamado, deu início aos seus trabalhos educativos em abril de 1978, funcionando em três turnos nos quais atendia, apenas, a modalidade de ensino de 1ª a 4º série. A partir de 2005, com a nova proposta de implantação de cursos profissionalizantes pelo MEC, passou a atender alunos do Ensino Médio, no Curso Técnico em Agropecuária, Normal Médio/magistério e no turno noturno o curso EJA/formação básica em nível Médio para Jovens e adultos, visando o suprimento das demandas do mercado de trabalho bem como da obtenção da formação básica daqueles que não tiveram a oportunidade de avançar nos estudos na idade regular.
Hoje, a escola continua funcionando nos três turnos, uma média de 500 alunos matriculados, com a mesma oferta de cursos: Técnico Agrícola, EJA e o curso Normal Médio (Formação de Professores).
Apresentando uma realidade incomum às das outras escolas, já que somente o CEJAF oferece cursos profissionalizantes, este por sua vez, ciente do seu papel na comunidade enquanto espaço educativo e de formação profissional, busca incessantemente meios de conduzir de forma eficiente e eficaz o processo de ensino e aprendizagem. Isso porque aprendemos a sonhar juntos aos nossos alunos e com eles lutar pelo progresso escolar, pois eles dizem:

Queremos uma escola que a sociedade possa participar das discussões que atingem a humanidade, no seu meio social, cultural, econômico e político, entre outros, podendo assim mudar a nossa realidade, ocorrendo uma união para buscar melhorias para nossa vida. (PPP, 2008, p. 5)   

2.          Estrutura organizacional da escola


                        A gestão atual do CEJAF é composta por dois membros: Diretora e vice-diretora. Ambas desenvolvem um trabalho pautado na perspectiva de gestão democrática. A começar pela eleição para escolha de dirigentes escolares da rede estadual de ensino no final do ano de 2008 com posse no inicio de 2009.
                       Desde junho de 2008 (somando dois anos de atuação) quando foram indicadas ao cargo, procuram ampliar a participação de todos nas discussões inerentes do interesse da unidade escolar. Nessa perspectiva, foi realizado o processo eleitoral para a formação do colegiado escolar, visto o antigo estava desativados (os representantes de alunos não estudavam mais na escola, os pais já não tinham filhos na mesma, os funcionários já estavam aposentados), ou seja, não faziam mais parte da escola de modo direto.            
                      Os conselhos de classe passaram a acontecer com mais freqüência, criamos um conselho deliberativo e fiscal dos recursos e ações administrativas, realizamos eleições para representantes de classe, inclusive para estarem ativos em reuniões mensais de representantes inclusive nas de conselhos de classe. Por fim, estamos fazendo a mobilização do corpo discente para a realização de eleição do grêmio estudantil, com ajuda da aluna Maíra do 2ª série, do curso Técnico em agropecuária.

                     É por termos essa visão democrática de gestão que nosso trabalho se dá através da união de:
DIREÇÃO + COSELHO ESCOLAR + COLEGIADO ESCOLAR + PROFESSORES + PAIS + FUNCIONÁRIOS + GREMIO ESTUDANTIL (que está sendo formado) + COMUNIDADE LOCAL.

3.           Estrutura física da escola


                        A estruturação física da escola, após algumas melhorias estruturais ocorridas nesses dois anos de gestão, ficou assim definida:
·         5 salas de aulas (sendo uma improvisada);
·         1 diretoria;
·         1 secretaria com banheiro;
·         1 depósito;
·         3 banheiros (sendo um só ducha);
·         1 cantina com despensa;
·         1 sala de professor;
·         1 laboratório de informática;


4. Perfil dos estudantes


                        Os jovens que compõem atualmente o quadro discente do CEJAF são oriundos de classes médias e/ou baixas, sendo que 1/3 deles (ou até mais) da zona rural (distritos, povoados ou fazendas) ou de outras cidades circunvizinhos, como é o caso daqueles que vêm do Assentamento SAFRA em Santa Maria da Boa Vista – PE (do outro lado do Rio São Francisco) e outros de Juazeiro vindos do Projeto NH3 (mais conhecido como projeto Curaçá). No entanto, da EJA são exatamente dos bairros BAMBUÍ, CURAÇÁ 1, ADOLFO VIANA DE CASTRO, JOSÉ AMANCIO FILHO e poucos do centro da cidade (sítios, roças...).
                     Esses alunos geralmente vivem da agricultura ou pecuária. Trabalham em empresas agrícolas ou nas suas pequenas propriedades agropecuárias.
São alunos que, na sua grande maioria, deixaram de estudar por muito tempo e hoje buscam uma nova oportunidade de concluir seus estudos e assim garantirem uma vida menos sofrida, com oportunidades de bons empregos.
                      Como já foi mencionado anteriormente, muito desses alunos com distúrbios de comportamento ainda estão numa faixa etária entre 18 a 25 anos, embora tenhamos alunos de até 45 anos, implicando numa hiperatividade ou mesmo desestrutura na educação familiar, o que os levam a ter comportamentos agressivos, distração, desinteresse, desrespeito...
                      As dificuldades são grandes quando falamos em aprendizagens. É percebível que embora tenham essas dificuldades eles são participativos quando a escola realiza atividades empreendedoras, como aconteceu nos jogos internos estudantis, realizado na semana do estudante (10/08 a 13/08/2010) .
                      É por essa razão, que não podemos desacreditar no potencial dos nossos alunos e nem mesmo perder as esperanças de que eles podem ir mais longe e que nós, professores (as), podemos conquistá-los e levá-los ao avanço intelectual, de valores e no social.

5. Perfil da comunidade de entorno


                     O CEJAF está situado no centro da cidade (mais exatamente na avenida principal). Por estar situado neste âmbito, está em frente ao Banco do Brasil, na rua da Delegacia, da Secretaria de Saúde, do SAAE. Ao lado tem o posto cidade, a Comarca de Curaçá, o Batalhão de Polícia Militar, a Câmara de vereadores, O colégio Municipal Professor Ivo Braga, enfim, muitas instituições relevantes no meio Curaçaense.
                      Atrás do Colégio temos a Igreja da Congregação, a Pousada Campestre, todos situados no bairro que por alegria nossa resolveu homenagear ao músico que hoje é o nome da escola também, ficando BAIRRO JOSÉ AMÂNCIO FILHO.
                      É um bairro que está se estruturando agora, famílias de classe baixa a média, e hoje, as pessoas dele participam conosco das atividades organizadas na escola, como jogos, São João, etc.
                      As aulas práticas do curso Técnico em Agropecuária acontecem, até então, numa propriedade privada de agricultura e pecuária, do senhor Juracy Gonçalves.
Muitos alunos também são oriundos dessa comunidade do entorno, ou seja, deste bairro. E é percebível que os morados possuem um olhar diferente para escola e por isso estão matriculando seus filhos na mesma.
                      Nos jogos internos do CEJAF convidamos o time do bairro a participar conosco contra o time de funcionários e professores da escola e foi maravilhoso. Queremos a inserção definitiva da comunidade dentro do espaço escolar, contribuindo para nosso crescimento.

6. Conselho escolar


                      A participação de todos os segmentos da unidade escolar é de suma importância para a  concretização das tomadas de decisões. Isso porque hoje não se pode e nem seria aceito pelos diversos segmentos, o desenvolvimento de um trabalho de gestão fora da perspectiva democrática.
                       Diante dessa vertente, é imprescindível que no ambiente escolar ocorram momentos de discussões em busca de soluções para os problemas existentes. A esses momentos chamamos de CONSELHO DE CLASSE. Nele, temos a participação de professores, alunos, funcionários, pais, direção, coordenação e comunidade local, os quais se reúnem com o intuito de socializarem as percepções tidas sobre o ambiente escolar nos âmbitos pedagógico, físico, administrativa, financeiro e jurídico.
                      Os conselhos de classe do CEJAF acontecem por unidade, ou de imediato caso haja um motivo relevante como foi o caso da problematização e elaboração deste projeto de intervenção, visando amenizar ou mesmo sanar problemas pertencentes à escola como um todo.
                      Portanto, faz-se necessária a convocação de todos bem como o incentivo para que todos participem deste momento, mostrando a importância do conselho e o papel que cada um tem a cumprir no mesmo: TOMADA DE DECISÃO.

7. Projeto Político Pedagógico/ PPP

 

O Projeto político é um instrumento indispensável ao bom funcionamento de uma unidade escolar nos diversos âmbitos: administrativo, pedagógico, financeiro e jurídico. Ele apresenta o perfil da unidade escolar à comunidade escolar e local, o que possibilita uma maior compreensão e participação de todos na construção desse perfil desejado. Dizemos que o PPP é, portanto “[...] um documento, produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de projetos futuristas como o próprio nome indica, projetar é lançar pra frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto representa o laço entre o presente e o futuro”.
Entende-se que é a partir do desenvolvimento do senso crítico os alunos, pais, funcionários e comunidade, estes adquirirão ampla visão de mundo e passarão a agir de forma mais reflexiva, politizada e globalizada, na luta por uma escola melhor, viabilizando o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e uma intervenção positiva na comunidade do seu entorno. Por isso, vale ...

 ...relembrar que cidadão significa indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado e que cidadania tem que ver com a condição de cidadão, quer dizer, com o uso dos direitos e o direito de ter deveres de cidadão.(FREIRE, 2001, p.45)

Esta proposta foi construída coletivamente, a fim de que todos reconheçam o seu papel e valorizem a abertura que lhe é dada para que participem ativamente das discussões que levam à mudanças significativas dentro do espaço escolar. Sua construção foi concluída em 10 de junho de 2008, com ampla participação do corpo escolar, por reconhecermos a importância de todos, representando, nas suas entrelinhas, os anseios da comunidade escolar e local com vista no progresso educacional/institucional.
Em 09 de fevereiro de 2010, na jornada pedagógica, foi realizado um trabalho de estudo e reestruturação do PPP, a fim de que pudéssemos ampliar suas ações ou observar as já conquistadas, apresentar PPP que já tínhamos, para os novos componentes do quadro funcional da escola e, por fim, o melhor entendimento e adequação das necessidades urgentes do CEJAF.

7.1.      Missão


A missão desta unidade escolar é reorganizar o ensino, sem perder de vista os quatro pilares básicos da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, dando sustentabilidade à prática administrativa, pedagógica e financeira da escola.

7.2.      Visão

A unidade escolar tem como visão assegurar um processo de ensino e aprendizagem eficaz, bem como a formação de bons profissionais e cidadãos que possam contribuir com o desenvolvimento das comunidades escolar e local, quiçá da Bahia e do mundo.

7.3.      Valores


A comunidade escolar tem como valores:

a)      MORALIDADE – o exemplo é sempre uma forma de ensinamento. Se a escola hoje tem (também) como função a formação cidadã do aluno, nela deve prevalecer a ética profissional entre os diversos segmentos que a compõe. Esse valor é muito relevante dentro do espaço escolar;

b)      FRATERNIDADE - os seres humanos precisam olhar uns para os outros com sentimento de irmãos. Por isso, a escola desenvolve projetos e/ou campanhas que ajudem as pessoas da unidade escolar bem como a comunidade local;

c)      IGUALDADE – não podemos olhar para o outro com indiferença. Devemos aprender a viver com as diferenças, sejam elas religiosos, sexualidade, raça ou cor, deficiência física. Nessa perspectiva, tentamos desenvolver um trabalho de inclusão, de integração como um culto ecumênico, por exemplo, que realizamos na semana santa;

d)     TRANSPARÊNCIA – todas as ações escolares devem ser compartilhadas, principalmente a execução dos recursos fincanceiros para que a comunidade escolar e local estejam a par da sua aplicabilidade;

8.  Objetivos e metas


 

Os objetivos estabelecidos no PPP atual têm como meta a garantia do processo de ensino e aprendizagem de qualidade, em um ambiente prazeroso, criativo e inovador, sustentado pelas relações de respeito mútuo, para formar cidadãos críticos, participativos, preparados para o exercício da vida profissional e para os desafios do mundo.